Ecossistema Empresarial
O Ecossistema Empresarial do concelho de Arouca é um cluster interessante pela sua dinâmica e diversificação.
Atualmente, fruto do esforço e empreendedorismo do povo arouquense e de uma aposta focada do Município num desenvolvimento económico sustentável, assente na competitividade, inovação, especialização tecnológica e na valorização do património endógeno, o concelho de Arouca tem tido resultados de crescimento muito positivos.
Desde a construção civil, à indústria transformadora, mais concretamente a indústria do couro, madeira e metalomecânica ou até vários novos projetos agrícolas como plantações de mirtilo, kiwi, cogumelos e ervas aromáticas, liderados por jovens empreendedores, o concelho de Arouca tem muito para dar. Isto nota-se não apenas pelo aumento do volume de negócios mas também pelo aumento da diversificação do tecido empresarial.
Como exemplo, temos o setor turístico, que beneficia de um extenso património natural e cultural, e que se têm destacado fortemente em anos recentes, com os Passadiços do Paiva que já dispensam apresentações, e cujo o sucesso tem contribuído para fomentar o surgimento de novos projetos que valorizam o património endógeno arouquense.
Nós queremos fazer parte da sua história, venha fazer parte da nossa.
Envolvente
- Posto CTT
- Junta de Frequesia de Escariz
- USF de Escariz
- Equipamentos Escolares
- Complexo desportivo de Escariz (Piscinas e Ginásio)
- Restaurantes
- ATM
- Padaria
- Farmácia
- Mini-Mercado
- Bombas de Combustível
- Drogaria
Porquê Investir em Arouca
Arouca abrange uma área de 327 Km2, está integrada na NUT III do Entre Douro e Vouga, da região Norte de Portugal e faz fronteira com vários concelhos, como Sta. Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Vale de Cambra, Castelo de Paiva, S. Pedro do Sul, Castro Daire e Cinfães. Esta proximidade a concelhos fortemente industrializados e a localização a menos de uma hora das cidades do Porto e de Aveiro potencia a congregação de recursos e sinergias económicas vantajosas para o estabelecimento de novos negócios. Arouca está longe do caos dos grandes centros urbanos, mas perto daquilo que é realmente importante para o seu negócio e para o bem-estar dos seus colaboradores.
Porquê Trabalhar e Viver em Arouca
O Programa "Trabalhar no Interior" foi lançado pelo Governo Português em 2020 e contempla incentivos que tem como objetivo fixar trabalhadores no interior do país.
Este programa inclui várias medidas, entre as quais a “Emprego Interior MAIS”, que prevê apoiar com um valor máximo de 4827 euros os trabalhadores que optem por mudar-se para regiões do interior.
Estão também previstas medidas de majoração do apoio para estágios profissionais comparticipados pelo IEFP e do prémio-emprego (conversão do contrato de estágio em contrato sem termo) e do apoio para o regresso de emigrantes, prevista no âmbito do Programa «Regressar», para os emigrantes que regressem a Portugal e se fixem em territórios do Interior.
Para mais informações sobre estas medidas consulte a página do Portugal 2020 e do IEFP.
Vem Visitar? Onde Comer e Onde Dormir
Quer venha a lazer, quer venha a negócios, Arouca tem muito para lhe oferecer. Temos espaços fantásticos para visitar e pratos deliciosos para provar.